PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A ferramenta que vai alavancar o seu negócio

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes no “famoso” Planejamento Estratégico. Mas você realmente conhece a ferramenta e sabe como utilizá-la?

Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.

No início do negócio, os gestores estão preocupados em vender, entregar e sobreviver. Com o tempo, percebe-se que, o que está sendo feito é “vender o almoço para comprar o jantar”. Sem parar para pensar nas atividades importantes e não-urgentes, o resultado de longo prazo nunca vai melhorar. E aqui não estamos falando de faturar milhões e criar um império. O planejamento também é importante para quem busca mais tranquilidade.

Quando planejamos nosso negócio ao longo do tempo, temos uma visão mais clara e assim nos preparamos para possíveis variações do mercado. Para isso é importante pensarmos no nosso negócio dentro da cidade, estado e até mesmo pais, uma vez que, o governo tem grande influência sobre as empresas e os hábitos de consumo da população.

Para se desenvolver um bom planejamento estratégico temos que observar algumas etapas:

1. Posicionamento e Propósito: Primeiro precisamos definir o por que a empresa existe, onde ela quer chegar e como faremos para chegar até estes objetivos que acabamos de traçar.

2. Objetivos, Metas e Indicadores: O segundo passo é definir os objetivos estratégicos que são macros e devem estar relacionadas a missão da empresa. Os objetivos táticos são desdobramentos dos objetivos estratégicos e envolvem todos os departamentos da empresa estabelecendo as diretrizes de cada setor. Planos de Ação envolvem o passo a passo de como desenvolver os planejamentos anteriores definindo responsáveis e determinando indicadores de desempenho.

3. Apresentação e Compartilhamento: Com tudo organizado, faz muito sentido que você faça uma apresentação para que toda a sua empresa fique alinhada. Todos os seus colaboradores e gerentes precisam estar com a visão alinhada a sua para que todos trabalhem na mesma sintonia.

Embora não precise ser uma apresentação formal em um auditório ou com uma grande estrutura, recomendo fortemente que seja preparado um powerpoint ou um documento bastante claro e enviado para toda a equipe. A qualidade da forma como o planejamento estratégico será comunicado tem total impacto nas chances de sucesso do mesmo.

O planejamento estratégico deve ser revisto com frequência e sempre que necessário ser adequado. Não existe nada mais prático que um bom plano para enfrentar os desafios do dia a dia.

Quer saber mais sobre Planejamento Estratégico e como sua empresa pode crescer e enfrentar o mercado? Fale com a SIMplific Gestão de Negócios que vamos te ajudar.


Posts Em Destaque